Escola Superior de Aviação Civil

Vídeo: entenda o que é o RNAV, tecnologia de navegação a qual a EJ foi pioneira no ensino

A tecnologia é toda digital em painéis Glass Cockpit, como os dos Cessnas 172 da EJ.
A tecnologia é toda digital em painéis Glass Cockpit, como os dos Cessnas 172 da EJ.

A EJ foi pioneira no ensino de RNAV - Rotas de Navegação Aérea no curso teórico e prático de voo por instrumentos. Entenda mais sobre a tecnologia.

O que é o RNAV
O sistema de navegação é conhecido como PBN - Performance Based Navitation, no qual há rotas de dois tipos: RNAV - Area Navigation e RNP - Required Navigation Performance. Nestes métodos a montagem dos procedimentos e rotas baseiam-se na performance de cada equipamento, além de ser uma forma de reduzir os custos ele reduz, por exemplo, o impacto do ruído das aeronaves sobre as cidades. Antes do PBN, as rotas eram todas baseadas nos sistemas de rádio, e os aviões eram obrigados a seguir exatamente esses corredores pré-definidos por estações radionavegação, a partir do chão.

Agora, com este sistema, a navegação nos aviões pequenos e executivos, além dos grandes jatos comerciais já devidamente implantados, passam a contar com o GPS e softwares avançados como o principal apoio neste voo ponto a ponto. “O sistema RNAV tem suas particularidades, com níveis de precisão de cada tipo de equipamento e o requerido para cada tipo de procedimento, como o de uma aproximação por instrumentos, por exemplo”, explica João Paulo Amado, instrutor da EJ.

“O que é comum hoje em dia é a aproximação em que o começo dele é RNAV, e quando entra-se na final, muda-se o painel para o ILS (Instrument Landing System). E no caso de uma arremetida, troca-se novamente para o sistema RNAV, onde o avião pode fazer uma saída com menor impacto de ruído na cidade e economia”, diz Josué Andrade.



Acontece na EJ-ESAC/Eventos