Escola Superior de Aviação Civil

EJ-ESAC: dúvidas frequentes

O curso tecnólogo é de nível superior?
SIM. É importante ressaltar a diferença entre TÉCNICO e TECNÓLOGO. O curso técnico é de nível médio, ou seja, pode ser feito junto com o terceiro colegial, já para cursar o tecnólogo é necessário prestar vestibular e ter concluído o Ensino Médio.

O curso é bacharelado?
NÃO. Existem 3 modalidades de Ensino Superior que são: Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura. O que os diferencia é a duração.

Tecnólogo também é conhecido como curso de curta duração. Esse tipo de curso dura 2 anos (como é o nosso caso) ou 2 anos e meio;

Bacharelado são cursos de longa duração. Essa duração varia dependendo do curso. Pode ter duração de 3 anos (no caso de aviação civil ou tradução por exemplo), 4 anos (no caso de ciências aeronáuticas ou administração por exemplo), 5 anos (no caso do curso de direito) ou 6 anos (no caso de medicina);

Licenciatura são cursos de longa duração que habilitam a pessoa a dar aulas. Geralmente são 4 anos e são os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática...

É possível isentar matérias se já for piloto?
NÃO. Pelas regras do MEC, cursos livres (como os que oferecemos na EJ, que só tem homologação da ANAC, mas não tem nenhuma homologação na Secretaria da Educação) e de nível médio (aqueles que fazemos em escolas, como os cursos da ETEC) não isentam matérias de cursos superiores. Por exemplo, se eu fizer curso técnico em administração ou contabilidade e me matricular numa faculdade de administração não terei nenhuma matéria isenta, ou ainda, se eu fizer o curso do magistério (técnico de nível médio) e me matricular em pedagogia também não isentarei nenhuma matéria.

É possível fazer transferência de outras faculdades para a Faculdade EJ?
Nessa primeira turma NÃO. As aulas serão oferecidas conforme forem passando os semestres. Então não ofereceremos todas as matérias para que os alunos possam cursá-las. Por exemplo: as matérias da aviação são 1, 2 e 3 então agora ofereceremos apenas Navegação 1, ai em janeiro teremos navegação 1 (para a nova turma) e navegação 2 (para os alunos que começarem em 2018. Em julho de 2019 teremos navegação 1 para que prestar o vestibular em julho de 2019, navegação 2 para que entrou em janeiro de 2019 e navegação 3 para quem

entrou em julho de 2018. Portanto só poderemos aceitar alunos transferidos a partir de 2020 ou depois de análise documental, julho de 2019.

Posso trancar o meu curso?
Para poder aproveitar as matérias é necessário cursar o semestre todo. Então o aluno que começar a faculdade agora em julho de 2018 só poderá trancar o curso em janeiro de 2019. Se o curso for trancado antes desse prazo o aluno perde tudo o que já cursou.

O prazo máximo que o aluno pode trancar o curso é 2 anos, então se ele for aluno dessa turma e trancar o curso ele tem que voltar a cursar em janeiro de 2021 ou pedir transferência para outra faculdade também nesse período, se não voltar nem se transferir ele perde o que já foi cursado.

Posso fazer o curso em outra base da EJ?
NÃO. A faculdade EJ é homologada apenas na base de Itápolis e não há previsão para a homologação em outras bases.

Posso começar a voar já no primeiro semestre da faculdade?
Apenas as 15 horas antes do voo solo. Para prestar a banca do PP o aluno não precisa ter o nome liberado na ANAC, então ele pode se matricular na faculdade e logo prestar a banca. Sendo aprovado na ANAC pode começar a voar.

O nome do PC só será liberado no início do quarto semestre, então as 70 horas visuais podem ser adiantadas, mas as horas IFR só poderão ser feitas após aprovação na banca, ou seja, a partir do último semestre da faculdade.

Tenho que ter o CMA para me matricular na faculdade?
NÃO. As regras do CMA são as mesmas dos outros cursos oferecidos pela EJ. Se o aluno for voar é necessário, senão pode só assinar o termo e tirar o CMA quando for começar a voar.

Preciso checar o PC para tirar o diploma da faculdade?
NÃO. O curso prático não está ligado ao curso teórico. O aluno pode concluir a faculdade toda e só depois de formado começar suas horas de voo.

Acontece na EJ-ESAC/Eventos